miércoles, 15 de junio de 2022

PUBLICAÇÃO DE NÓS PROPOMOS GOIÁS

É com satisfação que disponibilizamos ao público o e-book Projeto Nós Propomos! Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã, que está disponível no site do LEPEG <https://lepeg.iesa.ufg.br/>
Em PDF adjunto podedes consultar o conteúdo do livro.

É um registro acadêmico da metodologia do Nós propomos! no geral e mais especificamente do modo como se desenvolveu no estado de Goiás/Brasil entre os anos de 2018 e 2021.
Fruto de uma pesquisa colaborativa entre professores da universidade e da escola, o e-book ao longo de seus 11 capítulos explícita as concepções teórico-metodológicas bem como as práticas de ensino efetivadas na Educação Básica.
Dentre seus princípios teórico-metodológicos destacam-se as concepções de cidadania, cidadania territorial, mediação didática, autonomia docente e pensamento geográfico. As práticas, por sua vez, centraram-se no conjunto de problemas indicados a partir do contexto local do alunos.
Os autores são professores da escola, uma aluna da educação de jovens e adultos, estudantes de graduação e pós-graduação bem como professores universitários da área da Geografia.
O livro é o único estudo sobre a Geografia, que integra um conjunto de 14 pesquisas brasileiras sobre o desenvolvimento do ensino nos anos finais do Ensino Fundamental, realizadas no âmbito da Fundação Carlos Chagas, com recursos do Itaú social.
Desejamos boa leitura e esperamos ter contribuído para a potencialidade da metodologia do Nós propomos! e a relevância das práticas cidadãs rumo à uma cidadania territorial local e planetária.

Karla Annyelly Oliveira
UFG/Brasil.
Loçandra Moraes
UEG/Brasil
Lana Cavalcanti
UFG/ Brasil


EBOOK NOS PROPOMOS

NOTA SOBRE LIVRO

No hay comentarios:

Publicar un comentario