lunes, 3 de junio de 2013

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica

Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Potenciar as oportunidades do currículo formal Sérgio Claudino, sergio@campus.ul.pt
Os programas escolares são péssimos? São, com certeza. As escolas não têm condições para se desenvolver um trabalho sério? Não têm, com certeza. E isso acontece também em Portugal? Acontece, sem dúvida. Mas, apesar de todas as queixas, por vezes há uma feliz coincidência de condições favoráveis à implementação de boas práticas no ensino de Geografia. Em Portugal, no Ensino Secundário (15-18 anos), esta disciplina é opcional, ou seja, é escolhida pelos alunos. Os professores que leccionam neste grau de ensino são geralmente mais experientes e possuem maior influência nas respectivas escolas. Depois, a disciplina de Geografia tem uma carga horária razoável: 3 tempos de 90 minutos, ou seja, não sofre do problema do 3º ciclo do ensino básico, em que se “corre” para serem leccionados todos os conteúdos. Por último, e não menos importante, no 11º ano, o programa impõe a realização de um “Estudo de Caso”, que se pretende um estudo mais prático, preferencialmente em torno da escala local/regional. Dir-se-ia que estavam reunidas o mínimo de condições para que o “Estudo de Caso”, um estudo debruçado sobre a realidade local, funcione. E funciona? Geralmente não. O “Estudo de Caso” não é avaliado nos exames nacionais, sobre o pretexto de que não é possível avaliar uma actividade que é diferenciada em cada Escola. Não sendo avaliada nos exames, o que interessa é preparar os alunos para os mesmos exames. Logo, na maioria das Escolas, não é implementado. A ideia do Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, promovido pelo Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, entretanto com o apoio da Esri Portugal e do Digital Earth, e que desde 2013 conta com o financiamento da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica/Ciência Viva, é tão simples e ambiciosa quanto isto: estimular a implementação do Estudo de Caso, que é de implementação obrigatória, numa assumida perspectiva de cidadania territorial (designação que preferimos à de “cidadania espacial”). O Projeto pretende responder ao crescente apelo à participação ativa das populações nas tomadas de decisão sobre o território e à preocupação em promover um ensino experimental comprometido com a educação para a cidadania - aproveitando as oportunidades que os currículos escolares de facto oferecem. O “Projeto Nós Propomos!....” aposta ainda na colaboração entre universidade, escolas secundárias, autarquias (câmaras municipais, mas também juntas de freguesia) e empresas. No presente ano lectivo, o projeto mobilizou quase quatrocentos alunos e professores de oito escolas secundárias de todo o país. Depois de uma fase inicial de discussão e formação docente, em cada um dos estabelecimentos escolares os alunos foram desafiados a identificar problemas na área da escola que lhes fossem significativos e a selecionar aquele sobre que gostariam de investigar. Solicitou-se às Câmaras Municipais respectivas que reunissem com os alunos em sessões de formação e debate sobre os principais objetivos dos Planos Diretores Municipais (que igualmente constam dos conteúdos escolares) e que apoiassem estes jovens nas suas pesquisas. Ao longo dos dois anos do Projeto, foram estabelecidos acordos de cooperação com algumas câmaras e ainda com uma junta de freguesia. A equipa de coordenação do Projeto desloca-se a cada uma das escolas, tendo o responsável da Esri Portugal apoiado a formação de alunos e professores na utilização de Sistemas de Informação Geográficos. Por todo o país os alunos, com o apoio dos seus professores e das respectivas autarquias, reflectiram sobre os problemas locais, pesquisaram informação documental, realizaram entrevistas e inquéritos à população, fotografaram diferentes espaços e, como é obrigatório, finalizaram os seus projetos apresentando propostas de resolução. O produto deste Projeto tem, assim, uma dupla dimensão: a educação de atitudes e capacidades dos alunos e, por outro lado, as suas propostas, que podem ser (e, nalguns casos, têm sido) mobilizadas pela autarquia. No passado dia 19 de abril, realizou-se na Universidade de Lisboa o Seminário Nacional do Projeto, em que os alunos apresentaram as suas propostas. Na sessão de encerramento, participaram o Diretor Geral de Educação e o Reitor da Universidade de Lisboa. O site do Projeto “Nós propomos!” está disponível em https://sites.google.com/site/nospropomos1213/home. Os projetos desenvolvidos pelos alunos estão disponíveis em http://lisboa.academia.edu/N%C3%B3sPropomos/Papers A experiência destes dois anos, demonstra que é possível promover boas práticas no ensino da Geografia, cumprindo o que o currículo oficial determina.

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