Já no Governo, em
Dezembro de 2011, o Ministro da Educação declarou que as competências (saberes
em ação, mobilizadas pelos alunos na resolução de problemas) deixam de
constituir uma referência curricular. Presentemente, até dia 25 de março,
encontram-se em discussão as Metas Curriculares – as de Geografia, para os 7º e
8º anos (12-13 anos) e as de História e Geografia de Portugal, para os 5º e 6º
anos(10-11 anos).
Estas Metas
Curriculares estão disponíveis em http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=390
Estas metas, as
de Geografia mas também as de outras disciplinas, como História, são formuladas
em termos de objetivos, em que os verbos “Saber” e “Conhecer” surgem
repetidamente – a enfatizar a preocupação com a memorização. Por outro lado,
multiplicam-se as Metas, ou seja, multiplicam-se os conteúdos a estudar pelos
alunos, quando a carga horária de Geografia é limitada.
Sérgio
Claudino
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