domingo, 20 de enero de 2013
VI Congresso Ibérico de Didática da Geografia, 21 a 23 de março de 2013
O VI Congresso Ibérico de Didática da Geografia vai decorrer, de 21 a 23 de março de 2013, nas cidades de Vila Nova de Gaia e do Porto, organizado pela Associação de Professores de Geografia/APG-Portugal, pelo Grupo de Didática da Associação de Geógrafos Espanhóis/AGE (entidades promotoras deste evento desde a sua géneses), a que se junta o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Escola Secundária Joaquim Ferreira Alves, de Valadares/Vila Nova de Gaia. O site respectivo está disponível em http://www.congressosdegeografia.com/drupal_auto/
O I Congresso Ibérico de Didática da Geografia realizou-se em 2011, em Madrid, concretizando as boas relações que se foram desenvolvendo entre os responsáveis da APG e o Grupo de Didática/AGE. O II Congresso decorreu em Lisboa, em 2005, o seguinte um ano depois, em Almagro, o IV Congresso em 2009, em Lisboa, o V Congresso em Málaga, em Málaga. Com uma periodicidade variável, este é o terceiro congresso consecutivo a realizar-se com uma periodicidade de dois anos.
Ao contrário de 2009, mas tal como sucedera em 2005, este Congresso Ibérico coincide com o Encontro Nacional de Professores de Geografia, realizado anualmente pela APG; na realidade, a dissociação entre o Congresso Ibérico e o Encontro Nacional sugere que o primeiro é mais direcionado para académicos e o segundo para professores que têm o seu quotidiano nas escolas básicas e secundárias – pelo que se saúda esta sobreposição. O VI Congresso reparte-se entre o Porto e Vila Nova de Gaia, municípios vizinhos separados pela foz do rio Douro. Pela primeira vez, um Congresso decorre, em parte, nas instalações de uma escola secundária (em Vila Nova de Gaia) – o que, pelo menos do ponto de vista simbólico, nos recorda ser para o ensino básico e secundário que estes congressos se devem dirigir.
O Congresso tem por tema “A Cidade. Um laboratório para a educação geográfica” – numa sociedade cada vez mais urbana, a cidade está progressivamente no centro das atenções dos educadores de Geografia. Os dois primeiros dias iniciam-se com uma conferência: no primeiro dia, o Professor José Alberto Rio Fernandes, da Universidade do Porto, aborda do ponto de vista geográfico a cidade do Porto e, no segundo dia, a Professora Lana Cavalcanti, da Universidade Federal de Goiás/Brasil, aborda debruça-se sobre a aprendizagem da cidade pelos mais jovens – pela primeira vez, há uma conferência por uma académica iberoamericana. Seguem-se então as apresentações por eixos temáticos. O terceiro e último dia inicia-se por um painel debate sobre “Cidades Educativas”, a que se segue uma conferência da Professora Maria Luiza Lázaro sobre as competências espaciais através do trabalho de campo virtual sobre as cidades – o que nos remete para os SIGs. Por último, é entregue o prémio do Concurso da APG sobre Inovação na Educação Geográfica.
Espera-se que este Congresso constitua mais um importante momento de encontro e debate entre aqueles que, sobretudo na Península Ibérica, se debruçam sobre os desafios educativos que se colocam ao ensino de Geografia, neste começo de milénio.
Sérgio Claudino
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario